Gripe

voltar

O que é?

Em que consiste

É uma infeção viral causada pelo vírus Influenza, A ou B, que surge predominantemente na estação fria, em simultâneo com a constipação comum.

 

Quais os sintomas?

Principais manifestações

Os sintomas são semelhantes aos da constipação, mas o início é mais súbito, a duração mais prolongada, com febre mais alta e de difícil controlo; há uma quebra significativa do estado geral e diminuição do apetite. Apesar da intensidade dos sintomas, a maioria das crianças apresenta uma boa evolução com cura da doença.

Como tratar?

Indicações principais

Algumas pessoas podem apresentar uma doença mais grave e, por este motivo, necessitarem internamento hospitalar (por exemplo, crianças com menos de um ano de vida, prematuros, crianças com doenças crónicas,etc). Nestes casos, existe ainda a indicação para outras medidas de prevenção de infeção, que incluem a vacina sazonal para a gripe.

O  fácil contágio do vírus através de partículas que circulam no ar torna comum o aparecimento de muitos casos, especialmente em comunidades mais fechadas. É frequente ocorrerem  nas escolas, centros de ocupação de tempos livres, casas de acolhimento de crianças, o que leva as crianças a faltar à escola e os adultos a faltar ao trabalho, durante algumas semanas.

O tratamento é apenas de suporte (hidratar, controlar a febre, tratar os sintomas nasais,etc), mas a intensidade das queixas leva a criança ao médico para confirmação do diagnóstico. É importante o despiste de infeções associadas, em particular da pneumonia. Nestes casos o tratamento passa pelo recurso ao antibiótico.

O vírus Influenza (vírus da gripe) sofre alterações regulares, anuais, e por vezes, surgem estirpes com maior agressividade e capacidade de contágio na comunidade. Falamos então de epidemias e/ou pandemias, como a que surgiu no ano 2009, associada à estirpe de H1N1.